No dia 02 de outubro de 2009, nos reunimos para realizar a oficina décima primeira do Gestar II de Língua Portuguesa.
Primeiramente as professoras apresentaram os planejamentos sobre as aulas da página 220 do Tp 4 ( profissões).
Realizamos um relatório coletivo sobre a realização das aulas.
Organizamos as pastas - portifólios.
Na primeira parte da oficina usei um texto sobre como podemos ler de várias formas. Fizemos a interpretação do mesmo e socializamos.
1ª PARTE
NÃO TE AMO MAISESTAREI MENTINDO DIZENDO QUEAINDA TE AMO COMO SEMPRE QUISTENHO CERTEZA QUENADA FOI EM VÃOSINTO DENTRO DE MIM QUEVOCÊ NÃO SIGNIFICA NADANÃO PODERIA DIZER JAMAIS QUEALIMENTO UM GRANDE AMORSINTO CADA VEZ MAIS QUEJÁ TE ESQUECI!E JAMAIS USAREI A FRASEEU TE AMO!SINTO, MAS TENHO QUE DIZER A VERDADEÉ TARDE DEMAIS...
A) Leia o poema novamente, mas agora o faça do final para o início;
B) O que você pode perceber de alteração quanto ao sentido do poema?
C) Crie um título adequado ao poema como ele foi apresentado. D) Crie outro título para o poema lido da outra forma.
Na segunda parte usei um texto chamado “Diário de um louco”.
Lemos e comentamos o humor que o texto trouxe. Comentamos também que o texto traz paradoxos.
2ª PARTE
* 1. O trecho transcrito que segue pode provocar risos no leitor.
a) A que se deve esse efeito cômico do texto?
b) Comente sua resposta buscando elementos (frases, palavras, paradoxos, etc.) do próprio texto que justifiquem sua explicação.
“Diário de um Louco”
Era noite e o sol raiava no horizonte. Estava eu andando parado e sentado numa pedra de algodão. Longe dali e bem perto, havia um bosque sem árvores, onde os passarinhos pastavam, vacas pulavam de galho em galho e os elefantes tomavam sol à sombra de um pé de alface. Mais à direita, seguindo pela esquerda, havia um lago com solo pedregoso, no qual os peixinhos nadavam e aos poucos morriam afogados. Resolvi voltar pra casa e entrei pela porta da frente, que ficava nos fundos. Entrei sem sair do meu quarto, onde deitei o paletó na cama e pendurei-o no cabide. Passei a noite em claro, pois esqueci a luz acesa. Almocei no banheiro e, assim que terminei o almoço, senti um gosto horrível na boca, e concluí que havia almoçado um guardanapo e limpado a boca com o bife. Fui rápido e vagarosamente para o jardim onde, na falta de flores, substituí-as por canetas bic e encontrei um papel em branco onde estava escrito (...) Autor Anônimo ·.
Distribuí alguns textos de reflexão para serem lidos em casa e colocados nas pastas.
Logo após iniciamos o TP 5 para que as professoras fizessem uma análise mais detalhada do mesmo.
Lemos o texto “Trem de ferro” de Manoel Bandeira, respondemos as questões propostas e socializamos.
Fizemos uma releitura das várias partes do TP5.
Lemos:
Importante
Lembrete
Indo à sala de aula
Avançando na prática
Resumindo.
A seguir avaliamos a nossa oficina
domingo, 1 de novembro de 2009
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