OFICINA 7
Nossa sétima oficina de Língua Portuguesa aconteceu no dia.11 de julho de 2009.
Vídeo motivacional: Gaivotas
No início já fomos lendo o Ampliando nossas referências: Descrição e Dissertação.
Também aproveitei para introduzir a inter-relação entre gêneros e tipos textuais (Maria L.M.S. Coroa).
Discutimos a importância de praticar mais leitura e rever as teorias para podermos ter uma prática segura.
Os professores manifestaram interesse em trabalhar mais com gêneros textuais e tipos textuais.
Há uma grande expectativa para que nossos alunos adquiram hábitos de leitura e que consigam avançar significativamente em sua aprendizagem.
As professoras conseguiram entender bem com os exemplos do TP.
As sequências tipológicas antes conceituadas como tipos de textos (narração, descrição e dissertação) foram compreendidas e lembradas. Outras sequencias tipológicas, pouco frequentes, como injuntiva e preditivas, também foram bem compreendidas.
A atividade "O salário mínimo" foi realizada em dois grupos de 3 professoras. Cada grupo procurou comprovar através de evidências se este texto se tratava de um exercício escolar ou não. As cursistas se envolveram na atividade. O 1º grupo defendia a tese de ser uma atividade de aluno, o outro grupo defendia a idéia de que não se tratava de uma redação escolar. Cada grupo reforçou seus argumentos, debateram oralmente e no final chegaram a conclusão de que este texto não era uma atividade exigida na escola, analisamos também as sequências tipológicas, o gênero do texto.
A oficina foi avaliada pelas professoras de forma positiva, elas falaram da importância das oficinas realizadas para a troca de experiências e principalmente o que elas estão avançando em sua prática. A importância dos TPs ,dos avançando na prática e ainda os AAs que muito tem ajudado nas atividades complementares.Comentei sobre o estudo das unidades 13 e 14 do TP4 instigando-as sobre "o que é ser letrado" para o próximo encontro .Também lembrei-as da lição de casa e a escolha de um dos avançando na prática.
quarta-feira, 15 de julho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário